Fazemos Jornais

Fazemos Jornais

Site Pfaff

A Terra do Café e da Lingerie

sábado, 15 de janeiro de 2011

Alunos são premiados em Nova Resende

Caio Albuquerque mantém tradição no OBMEP

Diversos alunos da Escola Estadual Prof. Caio Albuquerque, de Nova Resende, foram premiados na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática). Na 6ª edição desta competição, ocorrida em 2010, a escola obteve uma medalha de Bronze, com a aluna Aline Regina de Oliveira (Foto), orientada pela popular Prof. Toninha. Outros cinco alunos da instituição receberam Menção Honrosa. A divulgação ocorreu dia 26 de dezembro, e os agraciados receberam comunicados e orientações por carta. Os medalhistas de ouro, prata e bronze ganham uma bolsa de estudos no Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC), de um ano, e se credenciam a uma Bolsa de Iniciação Científica no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Um pouco sobre a OBMEP

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.

Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

Com sua primeira edição em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.

Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) - OBMEP

A Iniciação Científica é um programa criado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.

O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de 1 ano e é dirigido aos 3.200 (três mil e duzentos) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100,00.

O PIC é desenvolvido em encontros presencias e pela internet, através do fórum da OBMEP, que permite a discussão virtual do conteúdo matemático escolhido para a iniciação científica.

Um pouco sobre o CNPq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (até 1971 Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq, se manteve) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para incentivo à pesquisa no Brasil. Fundado em 1951, o CNPq é considerado das mais sólidas de sua área entre os países em desenvolvimento. Seu objetivo inicial foi capacitar trazer ao Brasil o domínio da ciclo atômico, tema de importância estratégica naquele momento. Porém seu papel ampliou-se com o passar do tempo para o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, com bolsas e auxílios.

Localizado na Asa Norte de Brasília, o CNPq era o órgão que centralizava a coordenação da política nacional de ciência e tecnologia até a criação do respectivo ministério em 1985.

O CNPq tem muitos órgãos federais e agências de fomento estrangeiras como parceiros.

Agradecimentos do Caio Albuquerque

A direção da Escola Prof. Caio Albuquerque parabeniza seus alunos: Aline Regina de Oliveira, medalhista; João Gustavo Ferreira de Vilela; José Donizeti Zuanetti Filho; Kely Cássia Davi; Letícia D´Olivo Moreira e Wender Vinícios da Silva Félis, que receberam mensão honrosa.
Os alunos que alcançam medalha, além de receberem homenagens e prêmios, ainda cursam gratuitamente matemática durante um ano. Para os alunos de Nova Resende os cursos são ministrados na cidade de Passos-MG.

Parabéns a todos os alunos participantes e aos professores orientadores.

Fontes: OBMEP e CNPq

Nenhum comentário:

Postar um comentário