Diversos alunos da Escola Estadual Prof. Caio Albuquerque, de Nova Resende, foram premiados na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática). Na 6ª edição desta competição, ocorrida em 2010, a escola obteve uma medalha de Bronze, com a aluna Aline Regina de Oliveira (Foto), orientada pela popular Prof. Toninha. Outros cinco alunos da instituição receberam Menção Honrosa. A divulgação ocorreu dia 26 de dezembro, e os agraciados receberam comunicados e orientações por carta. Os medalhistas de ouro, prata e bronze ganham uma bolsa de estudos no Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC), de um ano, e se credenciam a uma Bolsa de Iniciação Científica no CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Um pouco sobre a OBMEP
A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP) é um projeto que vem criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Voltada para a escola pública, seus estudantes e professores, a OBMEP tem o compromisso de afirmar a excelência como valor maior no ensino público. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.
Com sua primeira edição em 2005, a OBMEP vem crescendo a cada ano. Em 2009, mais de 19 milhões de alunos se inscreveram na competição e cerca de 99% dos municípios brasileiros estiveram representados. Os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) - OBMEP
A Iniciação Científica é um programa criado pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para despertar nos jovens o gosto pela ciência, e motivá-los na escolha profissional por carreiras científicas e tecnológicas.
O Programa de Iniciação Científica Jr. da OBMEP (PIC) tem duração de 1 ano e é dirigido aos 3.200 (três mil e duzentos) alunos medalhistas de ouro, prata e bronze de cada ano. Os medalhistas que acompanham todas as etapas do PIC recebem a Bolsa de Iniciação Científica Jr. concedida pelo CNPq, com valor mensal de R$ 100,00.
O PIC é desenvolvido em encontros presencias e pela internet, através do fórum da OBMEP, que permite a discussão virtual do conteúdo matemático escolhido para a iniciação científica.
Um pouco sobre o CNPq
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (até 1971 Conselho Nacional de Pesquisa, cuja sigla, CNPq, se manteve) é um órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) para incentivo à pesquisa no Brasil. Fundado em 1951, o CNPq é considerado das mais sólidas de sua área entre os países em desenvolvimento. Seu objetivo inicial foi capacitar trazer ao Brasil o domínio da ciclo atômico, tema de importância estratégica naquele momento. Porém seu papel ampliou-se com o passar do tempo para o financiamento de pesquisas científicas e tecnológicas nas diversas áreas do conhecimento, com bolsas e auxílios.
Localizado na Asa Norte de Brasília, o CNPq era o órgão que centralizava a coordenação da política nacional de ciência e tecnologia até a criação do respectivo ministério em 1985.
O CNPq tem muitos órgãos federais e agências de fomento estrangeiras como parceiros.
Agradecimentos do Caio Albuquerque
A direção da Escola Prof. Caio Albuquerque parabeniza seus alunos: Aline Regina de Oliveira, medalhista; João Gustavo Ferreira de Vilela; José Donizeti Zuanetti Filho; Kely Cássia Davi; Letícia D´Olivo Moreira e Wender Vinícios da Silva Félis, que receberam mensão honrosa.
Os alunos que alcançam medalha, além de receberem homenagens e prêmios, ainda cursam gratuitamente matemática durante um ano. Para os alunos de Nova Resende os cursos são ministrados na cidade de Passos-MG.
Parabéns a todos os alunos participantes e aos professores orientadores.
Fontes: OBMEP e CNPq
Nenhum comentário:
Postar um comentário